Saiba diferenciar a Fome da Vontade de Comer

Quantas vezes apetece-lhe comer sem ter realmente fome? Na realidade, ter vontade de comer e ter fome são duas coisas completamente diferentes. Por vezes juntam-se, mas geralmente têm origens e motivações completamente diversas.

Comecemos pela fome. A fome é uma sensação provocada pelo próprio organismo, avisando-o de que as suas reservas de um determinado nutriente estão em baixo, necessitando por isso de se alimentar. Assim, é normal por exemplo o corpo sentir falta de vitaminas, e você ao ingerir um snack frito, ao fim de algum tempo sentir fome. Isto acontece pois não forneceu ao organismo aquilo que ele precisava, voltando por isso a avisá-lo de que necessitava de se alimentar.

 

fomeJá a vontade de comer tem variadas origens. Uma delas é a fome. Ao sentir fome, é natural ter vontade de comer. No entanto, esta é apenas uma das suas origens. Mesmo sem ter fome, pode sentir vontade de comer um determinado alimento de que goste imenso. Os estímulos têm uma grande responsabilidade na vontade de comer. Você pode não sentir fome, mas basta passar junto a uma pastelaria com uma montra recheada de bolos apetitosos, para que você lhe apeteça comer. Ou então, ao passar junto a uma padaria, o cheiro irá estimular o seu cérebro a comunicar-lhe que tem vontade de comer.

Como vê, é bastante diferente a fome da vontade de comer. E é até bastante simples diferenciar um e outro. Se você sentir vontade de comer, ao mesmo tempo que começa a sentir fraqueza, ou até mesmo, má-disposição, então isso serão sinais de que os seus níveis energéticos estão em baixo, e como tal, necessita mesmo de se alimentar. Pelo contrário, se essa vontade apenas lhe surge depois de um qualquer estímulo visual ou odorífero, então não há realmente fome, mas sim vontade de comer.

De seguida apresentamos algumas dicas que lhe permitirão ajudar a diferenciar a fome da vontade de comer, e ainda, que o ajudarão a controlar esses apetites.

– Se seguir uma das regras básicas de uma alimentação correta, nomeadamente não ficar mais de 3 horas sem comer, então não há razões para que o seu organismo não tenha sempre os nutrientes necessários para funcionar. Dessa forma, qualquer “fome” que lhe apareça será vontade de comer.

– A água é uma ótima forma de controlar o apetite. Assim, sempre que lhe der a vontade de comer, beba água ou chá. Muitas vezes o seu cérebro irá confundir sede e fome. Assim, se for sede fica o problema resolvido. Se mesmo assim, passado algum tempo estiver com fome, então aí sim, deverá alimentar-se.

– Quando uma pessoa está em baixo psicologicamente, é natural que o cérebro compense através da estimulação de ingestão de alimentos energéticos. Ou seja, não há real necessidade de se alimentar. Mas se tiver que comer alguma coisa, prefira alimentos mais saudáveis, como por exemplo frutas.

– Tenha uma dieta equilibrada e variada. Muitas vezes sente fome porque o corpo está a pedir um determinado nutriente, e se a sua dieta for pobre em variedade, poderá não estar a receber o que precisa, e o organismo irá sentir fome.

27. Abril 2013 by Ana
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