Pratos coloridos ajudam a emagrecer

Os olhos também comem, pelo que ter um prato cheio de alimentos coloridos desperta outra vontade diferente do que se encontrarmos um prato apenas com uma ou duas tonalidades.
Ter uma alimentação variada e elaborar um prato colorido, ajuda muito a manter a alimentação saudável ou emagrecer.
Os alimentos dividem-se em seis grandes grupos de cores e, para cada grupo, existe uma vitamina específica e importante para a alimentação.
Neste artigo apresentamos os seis grandes grupos e as características que os distinguem tanto.

Roxo
Alimentos: rabanete, beringela, cebola roxa, repolho roxo.
Os alimentos de cor arroxeada são fonte de substâncias que impedem a oxidação do ‘mau’ colesterol nas artérias, as antocianinas, protegendo assim o organismo de possíveis enfartes ou AVCs.
Estas substâncias protegem a memória e as conexões cerebrais, diminuindo a ocorrência de Parkinson e Alzheimer.

Verde
Alimentos: espinafre, agrião, couves de Bruxelas, couve-galega, rúcula, pepino, brócolos, abóbora verde, coentros, etc.
Estes alimentos possuem principalmente o mineral magnésio. Além disso, são ricos numa substância que ajuda o fígado a eliminar toxinas e na prevenção do cancro, os isotilcianatos. São também fonte de antioxidantes que contribuem para o combate a problemas de saúde ocular.

Branco
Alimentos: couve-flor, nabo, alho francês, aipo, repolho, cebola, rebentos de feijão.
Fontes de cálcio e potássio, os alimentos brancos possuem também propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias, sendo fonte natural de enzimas que ajudam na digestão.
Para além disso, contêm grandes quantidades de magnésio, zinco, cobre, ferro, vitamina C e fibras alimentares.

Amarelo
Alimentos: manga, pêssego, milho, abacaxi, laranja, carambola, etc.
O betacaroteno, antioxidante que combate os radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e, possivelmente, ao cancro, estão em grande quantidade nos alimentos amarelos, tal como substâncias que ajudam na cicatrização. O abacaxi, por si só, ajuda na digestão por tem uma enzima que protege os vasos sanguíneos, a bromelina.

Vermelho
Alimentos: tomate, melancia, pimento vermelho, etc.
Ricos em licopeno, os alimentos vermelhos, garantem uma proteção antioxidante, que ajuda na prevenção no cancro da mama, da bexiga e ajuda no combate ao colesterol. O licopeno, quando em contacto com uma gordura como o azeite, tem maior capacidade de absorção.

Castanho
Alimentos: aveia, nozes, castanhas, cereais integrais.
Os alimentos de cor castanha são ricos em vitaminas do complexo B e fibras alimentares, que regulam o trânsito intestinal e reduzem os níveis de colesterol e triglicéridos.

Com um simples código de cores poderá tornar as suas receitas mais agradáveis visualmente, ao mesmo tempo que mais saudáveis.
Coma também com os olhos, coma bem.

20. Julho 2012 by Ana
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One Comment

  1. Hmmm muito bem visto 🙂

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