Os melhores 10 exercícios para queimar calorias

Cada vez mais o controlo do peso e a definição do contorno corporal são preocupações entre as pessoas, que assim pretendem aumentar a qualidade de vida, mas também, melhorar a figura. Para perder peso e ganhar maior definição muscular, é essencial perder mais calorias do que aquelas que se ingerem diariamente. É por isso fundamental aliar uma nutrição adequada à prática de atividade física. E se a nutrição corresponde a 80% de qualquer processo de controlo de peso, os restantes 20% podem dar uma grande ajuda. É por isso importante conhecer exercícios que além de tonificarem o seu corpo, o ajudem na queima de calorias. Conheça de seguida os melhores 10 exercícios para queimar calorias.

Top 10 exercícios para queimar calorias

Se você está à procura de uma solução rápida, eficaz e fácil para perder peso e queimar muitas calorias, então está no local errado. A verdade é que sem suor e muita persistência você não vai conseguir. Sem a mudança de hábitos alimentares, a ingestão das quantidades corretas de água e a adoção de um estilo de vida mais saudável, não conseguirá atingir os resultados pretendidos. Para o ajudar, elaboramos uma lista de exercícios fantásticos para queimar calorias, que o irão ajudar no processo. Confira.

1. Corrida

Não há volta a dar. Não há exercício que queime tantas calorias como a corrida. A um ritmo médio/alto, pode conseguir queimar quase 1000 calorias em apenas uma hora. E acredite, juntamente com uma alimentação mais equilibrada, 1000 calorias fazem muita diferença. Além disso, tem a vantagem de melhorar a saúde do sistema cardiorrespiratório. É importante no entanto o uso de material adequado e de qualidade, de modo a evitar lesões.casal-correndo-tenis

2. Bicicleta

Um treino de 1h a 2h, de intensidade média, pode também queimar mais de 900 calorias, sendo a bicicleta um dos exercícios aeróbios mais populares na perda de peso e na queima de calorias. Tal como a corrida, pedalar ajuda a melhorar a saúde do sistema cardiorrespiratório. Para evitar lesões, deve adaptar a bicicleta ao seu corpo, de modo a não forçar articulações e músculos.andar-de-bicicleta-3

3. Ténis

O ténis é um desporto muito completo, que além de queimar muitas calorias, trabalha grande parte dos seus músculos. Uma hora de treino de ténis pode significar mais de 800 calorias perdidas. Além disso, a prática deste desporto ajuda a fortalecer os músculos, especialmente dos braços, mas também do tronco e das pernas, melhora a coordenação motora e aumenta a sua agilidade. Se nunca jogou ténis, deve começar por procurar orientação, para aprender os movimentos mais corretos, e assim, evitar lesões.ws-tenis3

4. Futebol

O desporto rei, e passatempo preferido de muitos homens (e de algumas mulheres), é também um exercício que ajuda a queimar muitas calorias. Ao aliar corrida, sprints, força, agilidade, este desporto traz várias vantagens na melhora da forma física e no fortalecimento das pernas. Além disso, uma hora de futebol pode consumir entre 700 a 800 calorias. É importante no entanto fazer sempre um bom aquecimento no início e alongamentos no final.futsal

5. Boxe

Este desporto, que alia força e agilidade, pode ser uma excelente opção para queimar calorias. Pode queimar entre 600 a 700 calorias num treino de boxe. Além disso, fica numa excelente forma física e com os braços bem definidos. É no entanto preciso cuidado pois é um desporto que exige bastante fisicamente.boxe-feminino

6. Remar

Seja no rio, seja na academia, o treino de remar traz inúmeros benefícios para a sua forma física e para a queima de calorias. Uma hora de treino de remo ajuda a eliminar 600 calorias. Além disso, é um exercício extremamente completo, melhorando a saúde cardiorrespiratória, fortalece a massa muscular, e ainda, define de uma forma rápida e eficiente os braços e o peitoral. É importante ter cuidado com a força aplicada e com a postura usada, de modo a impedir o aparecimento de tendinites nos braços.remo

7. Natação

Da nossa lista, natação é o desporto mais completo. Além de queimar entre 500 e 600 calorias numa hora de treino, ajuda ainda a tonificar o corpo e a melhorar a forma física e a saúde cardiorrespiratória. Sendo um desporto que trabalha todos os músculos, e ao mesmo tempo, não exige grande esforço às articulações, é assim um dos melhores exercícios.natacao100

8. Musculação

A musculação não é dos exercícios que queime mais calorias, mas um treino de uma hora puxado pode ajudar a aumentar a sua massa muscular, e ao mesmo tempo, queimar perto de 500 calorias. Além disso ajuda também a fortalecer os ossos e a melhorar a resistência muscular e articular. É muito importante pedir orientação e nunca forçar em demasia, pois caso sejam mal realizados, os exercícios de musculação podem danificar tendões e músculos.musculacao-emagrecer-beneficios

 

9. Basquete

Praticar basquetebol, seja sozinho, seja em grupo, é um excelente treino, que além de ajudar a trabalhar pernas e braços e a melhorar a saúde do sistema cardiorrespiratório, pode ainda fazer perder entre 400 a 500 calorias. É importante usar ténis adequados, para não sofrer com o impacto dos saltos.basquetebol

10. Vólei

Muitas pessoas olham para o vólei e pensam que deve queimar poucas calorias. Afinal, quase nunca se vê um atleta de vólei correr durante um jogo. No entanto, a realidade não é essa. Este desporto, além de ajudar a queimar entre 400 a 500 calorias durante um treino de uma hora, ajuda a definir pernas, braços, barriga, glúteos, etc. Se vai praticar vólei é essencial um bom aquecimento inicial, tanto aos tornozelos, pernas, como braços e dedos.volei

Na hora de escolher um destes exercícios para o ajudar a melhorar a sua forma física, perder peso e queimar calorias, é importante optar por algo de acordo com as suas características físicas, mas também, com os seus gostos. Se é fã de academia, tem aqui várias opções. Já se gosta de água, então a natação é perfeita. Se prefere desportos em equipa, com alguma competição, tem também alternativas. Seja qual for o exercício escolhido, o mais importante é mesmo praticar desporto. Juntamente com uma alimentação mais cuidada, irá conseguir aproximar-se do seu peso ideal e definir o contorno corporal.

03. Junho 2015 by Ana
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