Ideias saudáveis para perder peso

Perder peso é ‘fácil’ mas, como tudo, exige força de vontade e dedicação. Não necessita de estar a controlar exaustivamente as calorias dos alimentos nem passar os dias inteiros no ginásio.
Deve sim dedicar-se especialmente a uma maneira saudável de perder peso.

Nunca passe fome

Comer só uma ou duas vezes por dia não é saudável. Caso o faça durante algum tempo, quando voltar a comer normalmente, irá recuperar todo o peso que perdeu e a dieta foi por água abaixo…
Deverá realizar cerca de 5 refeições por dia, em pequenas quantidades, e relativamente intervaladas, ou seja, pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
Nos lanches, coma apenas fruta ou iogurtes baixos em gordura.

Coma devagar

O cérebro demora algum tempo até saber que o estômago está cheio, pelo que deverá mastigar bem os alimentos e comer devagar. Caso contrário estará a comer incessantemente e não se sente satisfeita. É essencial que mastigue muito bem, para os nutrientes poderem ser absorvidos com mais sucesso.

Não abdique de proteínas

Todas as refeições devem ser constituídas pela quantidade necessária de proteínas.
Coma de preferência carne branca, peixe e ovos, pois são as opções com menos gordura mas com mais proteínas que poderão também ajudar a perder o excesso de gordura corporal. Soja, tofu, feijão e espargos são uma possível alternativa vegetariana.

Abandone as “gulodices”

Comece a deixar de comer os doces e derivados a que está habituada. Mas faça-o progressivamente porque poderá causar irritação, caso sejam um ‘vício’. Poderá substituir uma fatia de bolo de chocolate por um quadrado de chocolate preto, pão integral em vez de pão normal e água ou sumos naturais em vez dos refrigerantes.

Beba água

Habitue-se a beber um copo de água antes de começar uma refeição. A água pode ajudar a dissolver os ácidos do estômago fazendo com que tenha uma digestão mais eficiente o que também fará com que tenha menos fome pois fica realmente saciada.
Beba cerca de litro e meio de água por dia, para manter a regularidade do organismo em expulsar as toxinas.
A água é o diurético mais natural que pode tomar.

Ementa

Pode, por exemplo, seguir esta ementa para um dia de refeições:
– Pequeno-almoço: duas fatias de pão integral com queijo magro, uma chávena de chá/café/leite sem açúcar
– Lanche da manhã: uma maçã e uma bolacha integral
– Almoço: salada de agrião, tomate e arroz de legumes, uma peça de fruta
– Lanche da tarde: um iogurte magro
– Jantar: sopa sem batata, um bife de frango/peru ou peixe grelhado com salada, uma peça de fruta
– Ceia: uma chávena de chá sem açúcar
Como pode ver, não é muito difícil manter um estilo de vida saudável e conseguir manter a forma.
A força de vontade é que tem que sempre existir.

23. Julho 2012 by Ana
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