Dicas práticas para acelerar o metabolismo

O metabolismo não é mais que o processo que o nosso organismo processa as calorias que ingerimos através dos alimentos. Enquanto as pessoas são mais jovens, o metabolismo é mais rápido, por isso durante o período da adolescência, muitos comem quase sem parar e continuam magros, mesmo depois de alimentos altamente calóricos.

Depois da fase adulta, a partir dos trinta anos, este assunto já é mais complicado. Principalmente o sexo feminino, cujo organismo tem mais tecido gorduroso , as células queimam menos calorias que as do musculo, a conhecida por “massa magra”.

Para não permitir que o seu metabolismo fique lento, existem diversas dicas que podem ser seguidas, desde a alimentação até à prática de exercícios.

Quanto aos alimentos, os conhecidos como termogénicos, isto porque são capazes de aumentar a temperatura do corpo e acelerar o processo de queimar a gordura, ajudam o controlo do peso e do emagrecimento.

Alguns desses alimentos são, a pimenta vermelha, onde basta três gramas por dia como tempero em pratos frios ou quentes, para acelerar o metabolismo, em cerca, de quinze por cento.

O chá verde, também favorece a utilização de gordura corporal e atua como fonte de energia, com função de estímulo metabólico. É preciso beber quatro chávenas do chá por dia. Só não vale pôr açúcar. Uma dica, use adoçante.

Também a canela tem alto teor de cálcio, essencial para aumentar o metabolismo. Coloque um pouco em pratos quentes, molhos e até saladas. Também pode colocar nas sobremesas, mas não pode exagerar nos doces.

O Gengibre pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Para consumir, use-o como tempero de carnes, aves e peixes. Pode colocar na sopa de legumes e no chá.

Omega 3 que pode ser encontrada em peixes como salmão, sardinha e atum, aumenta o metabolismo e faz com que o organismo não retenha tanto líquido. Opte por colocar uma porção de alguns desses alimentos no prato principal da sua refeição. Também pode utiliza-los no lanche natural ou usá-los como mais um ingrediente da salada à noite.

Fibras naturais, por serem indigeríveis. Mantêm a sensação de satisfação por mais tempo, agindo no metabolismo. No intestino, melhoram a microflora intestinal. Além disso, são fundamentais para uma ótima absorção de nutrientes, que também ativarão o metabolismo.

Hábitos que aceleram o metabolismo

Não ficar grandes intervalos sem comer: depois do pequeno-almoço, almoço e jantar, coma frutas e faça lanches rápidos e leves. Sumos naturais, barrinhas de cereais e frutas são as melhores opções. Dessa forma, o metabolismo fica ativo durante o dia todo.

Deve Combinar exercícios aeróbicos com ginástica localizada ou musculação: esta prática regular produz uma ação metabólica contínua, acelerando o metabolismo. Ganhar massa magra (músculos) também é ótimo, já que esta gasta mais energia que o tecido de gordura.

Por fim, beber muita água: É fundamental para transportar vitaminas e minerais, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. Beba de oito a 10 copos de água por dia, pelo menos. A água gelada acelera um pouco mais o metabolismo, já que nosso corpo trabalha (ou seja, queima energia) para deixá-la na temperatura normal.

O que retarda o metabolismo?

O stress diminui o seu metabolismo, porque coloca o seu organismo em estado de tensão. Além disso, muitas pessoas tendem a comer mais quando estão stressadas.

A falta de sono. Isso faz com que não acorde com a energia necessária para mais um dia, os músculos do corpo não estarão a 100% e o seu sistema metabólico ficará ressentido.

20. Setembro 2012 by Ana
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