5 Dicas para melhorar a sua digestão

A digestão é um processo fundamental no funcionamento do organismo. É através da digestão que o corpo humano consegue retirar os nutrientes de que necessita dos alimentos. É assim essencial que a digestão se processe de uma forma correta, sem perturbações. Contudo, muitas pessoas têm alguma dificuldade em digerir alguns alimentos, o que leva a perturbações como azia, dilatação e ardor do estômago, acumulação de gases e prisão de ventre. De seguida deixamos 5 dicas para melhorar a sua digestão.digestao

 

5 Dicas para melhorar a sua digestão

– Mastigue bem os alimentos
A digestão é um processo que se inicia na boca. Se mastigar mal os alimentos, parte do trabalho da boca tem de ser feito no estômago, aumentando o tempo de duração e a produção de ácido gástrico. Pelo contrário, ao mastigar bem os alimentos antes de engolir, estará a facilitar o trabalho do estômago.

– Prefira alimentos mais leves
Nem todos os alimentos são digeridos com a mesma facilidade. Quanto mais difícil for, mais perturbação causará ao seu sistema digestivo. Assim, prefira alimentos mais leves e fáceis de ser digeridos. Quanto mais pesada for uma refeição, mais o seu organismo terá de produzir os sucos digestivos para digerir esses alimentos. No estômago, isso implica produzir mais ácido gástrico, que pode levar ao ardor e à azia. Alimentos como as frutas, legumes e cereais, são alimentos fáceis de digerir, e que ao mesmo tempo, ajudarão a regularizar o trânsito intestinal. Já refeições ricas em gordura irão causar uma digestão mais lenta, e por isso, mais dada a perturbações.

– Mantenha a sua flora intestinal
Não sei se sabe, mas o intestino humano é lar para milhões de variadas bactérias. A este conjunto de bactérias dá-se o nome de flora intestinal. A flora intestinal é responsável por parte da digestão, sendo ainda necessária para manter o trânsito intestinal regular. Assim, uma dica para melhorar a sua digestão passa pelo consumo de alimentos ricos em bactérias probióticas, como por exemplo, leites fermentados e iogurtes, que irão ajudar a manter a sua flora intestinal, impedindo a proliferação de bactérias prejudiciais.

– Beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia
A água é o elemento mais abundante no organismo humano, sendo essencial para a realização de todas as suas funções. Como tal, é fundamental uma hidratação correta para o funcionamento pleno do seu corpo. Além disso, beber água nas quantidades acima descritas, ajuda a manter o trânsito intestinal regular, prevenindo o aparecimento da prisão de ventre.

– Não praticar atividade física intensa após uma refeição
A digestão é um processo de necessita de muita energia para ser realizado. São muitos músculos a trabalhar para conseguir digerir os alimentos. Como tal, durante as 3 horas em que aproximadamente se faz a digestão, o sangue estará a oxigenar bastante essa zona. Se fizer exercício físico intenso dentro desse período de tempo, essa oxigenação estará a ser dividida, o que pode causar paragens de digestão ou refluxo do estômago para o esófago.

10. Julho 2014 by Ana
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